quinta-feira, 24 de junho de 2010

Lançamento do PSE

<

PSE é lançado e até o fim do ano estará em 81 escolas



Lançado oficialmente no dia 09/03/2010, no Teatro Municipal Trianon, o Programa Saúde na Escola (PSE) chega já pensando em ser ampliado, segundo informou o Secretário Municipal de Governo, Edson Batista, que representou a Prefeita Rosinha Garotinho, que está em Brasília, para encontro com o ministro do STF, Gilmar Mendes. De acordo com ele, neste primeiro semestre, 21 escolas serão atendidas, mas até o final de 2010 outras 60 unidades de educação estarão recebendo o PSE. A cerimônia contou também com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano.
 
- Ao criar o PSE, à prefeita mostra de forma clara seu compromisso com a educação e a saúde - disse o Secretário de Governo. Já Hirano destacou a necessidade de haver um envolvimento de todos para garantir o sucesso do Programa.  “É preciso que todos se envolvam muito. A partir de agora, mas do que nunca, saúde e educação caminharão juntas para que as crianças tenham um futuro melhor”, destacou o Secretário de Saúde. Joílza Rangel, Secretária de Educação, não pôde participar, mas enviou uma mensagem. “O lançamento do PSE é a concretização da possibilidade de uma ação integrada entre Educação e Saúde e uma demonstração de que a saúde começa na escola”, observou a secretária em sua mensagem.
 
A abertura do evento ficou por conta de alunos da Escola Municipal Francisco Faria Barbosa, que encenaram a peça “Aldeia: a comunidade da esperança”, escrita com a participação das próprias crianças do Parque Aldeia. No final, o público aplaudiu de pé o espetáculo com cerca de meia hora de duração. Uma das coordenadoras do PSE, Maria Waleska Almada, explicou que, na verdade, o Programa já vinha funcionando de forma experimental em 11 escolas da rede pública municipal, há cinco meses. Ela adiantou que 660 profissionais da área da educação de 21 escolas serão capacitados para participarem do PSE. A partir de agora, uma equipe poderá visitar até duas vezes a cada mês uma mesma escola ou creche.
    
 A infra-estrutura da equipe, formada por profissionais das secretarias de Educação e Saúde conta com médicos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas. Bolsistas de enfermagem e de psicologia também participarão em forma de contrapartida. As crianças passarão a contar com um acompanhamento criterioso do Programa. Esse acompanhamento vai desde a saúde do aluno, passando por peso, altura, massa corporal e, se for o caso, encaminhamento a uma unidade de saúde.



“Aldeia: a comunidade da esperança"


Postado por: Dulcides Netto - 10/03/2010 10:20:00, no portal da Prefeitura de campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário